segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Copa de 1986 x Copa 2014


Driblando a Guerra (2014) Nome em inglês  Shooting For Socrates Gênero: Filme/Drama

Novembro de 1985 foi um dos mais intensos períodos de violência em Belfast, na Irlanda do Norte. Em meio a toda tensão entre protestantes, unionistas, e a minoria católica, nacionalistas, um grupo de jogadores de futebol tenta driblar os conflitos e a violência para poder se preparar para o maior jogo de suas vidas, contra o Brasil na Copa do Mundo do México de 1986.
                                                                       


A violência na Irlanda é retrata em som  de  bombas explodindo  entre os diálogos das personagens. Todos estão desconfortados com a violência religiosa. Mas logo percebemos a alegria quando sai a convocação da Irlanda.

A cena do sorteio da chave das equipes que vão jogar no México na primeira fase,  deixa clara a admiração que eles têm pela seleção brasileira.  Sócrates é endeusado por eles, além de ser considerado bonito. As crianças compram figurinhas com o rosto de Sócrates. O nome de Sócrates é relacionado como um revolucionário que derrubou a  covarde ditadura militar que naquele ano 1985 completava 21 anos.

O ator que interpreta Sócrates é mais bonito que Sócrates real, mas isso não tem importância. O filme nos diz do drama do povo Irlandês, muito parecido com o povo palestino e Curdo. E a tentativa do time formado por protestantes e católicos se unirem,  se entenderem, e  assim o país  poder competir e até ganhar a copa. Todos têm esperanças, mas a descrença e evidente em todas as personagens. Num esforço de quem quer vencer,  a seleção da Irlanda empata com Argélia, depois perde para a Espanha e por fim perdem para o Brasil  por 3x0.

Então ai nessa cena nós Brasileiros nos vemos neles Irlandês 28 anos depois em meio a uma crise politica em que divide o Brasil em pró - PT e contra PT. A favor da Dilma e contra a Dilma, e meio a corrupções reveladas que assustam todos.  Envolvendo o PT a principio depois todos  demais partidos, o Brasil que é sede da copa de 2014 perde por 7x0 para a Alemanha.

Os irlandeses choraram quando perderam para o Brasil. É de cortar o coração a ver a cena. O mesmo que nós choramos por perder para a Alemanha em casa.  Os irlandeses, com o tempo se uniram e a violência em seu país diminui. Nos Brasileiros ainda estamos acertando as contas com o maior escândalo de corrupção de todos os tempos. Descobrimos que todos os partidos estavam envolvidos na corrupção. A gente já sabia né. Mas as provas trouxeram as claras que mesmo o candidato oposicionista de Dilma. Aécio Neves está tão envolvido na corrupção quanto o seu partido e do presidente que sucedeu Dilma. Michel Temer.

No final do filme o letreiro diz que a Irlanda nunca mais participou de uma copa.

Mas ela vai tentando...

O mesmo que nós brasileiros, que nunca nos livramos dos corruptos, mas vamos tentando.


Elenco do Filme : Conleth Hill, John Hannah, Richard Dormer, Ciarán McMenamin, Paul Kennedy, Declan Rodgers

link de referencia 


Nenhum comentário:

Postar um comentário